Flickr Photos

28 de setembro de 2010

Baile de Máscaras



Nosso mundo é hoje, para mim, como um Grande Baile de Máscaras. Todos nós somos obrigados a usá-las para que consigamos passar pelo dia com um menor número de arranhões nas mesmas. No simples exercício de viver o dia, ao ir trabalhar, estudar ou mesmo passear, deparamo-nos com estas máscaras que nós mesmos usamos, além das outras que todos usam. E elas bailam, acompanhando seus donos, ou usuários, pelo salão da vida. Creio que não são falsas máscaras, visto que ninguém é legal o tempo todo, do mesmo modo que ninguém é mal humorado a vida inteira. São apenas máscaras que nosso cérebro aplica em nossas faces para atuarmos nesse baile, que mais parece um teatro da vida real.
O problema com elas é que nós não as enxergamos em sua totalidade. Apesar de serem externalizadas, nós só conseguiríamos enxergá-las se houvesse um espelho que refletisse o que há por dentro. Por dentro do ser, da alma, do pensamento. Esse espelho seria ótimo, mas acho que ficaríamos horrorizados com a imagem de certos pensamentos que pululam nossas mentes... por mais nobres que sejamos em nossos atos, nosso cérebro esconde de todos os outros os pensamento mais íntimos, mundanos, mesquinhos e malévolos que possuímos. Imagine só você como seria a imagem daquele pensamento de vingança que você alimenta contra aquele “idiota” que pegou seu cargo na empresa, ou aquele outro quando você inveja alguém, enfim, já imaginou? Pensamentos bons, sobre amizade, amor, saudade possuiriam lindos reflexos, mas aqueles outros supracitados...
Por isso imagino que neste “
Mente Não Dormente” cada um vai expor suas máscaras, sem pudores, sem medos. Bailaremos neste salão e atuaremos neste palco da vida real virtualmente. Nestes espelhos refletiremos tudo: físico ou abstrato; real ou imaginário; nobre ou impuro. E se você, diletíssimo leitor, é daqueles que só acredita no que vê, tente ver nessa “Mente” um espelho em que sua alma seja refletida e terá grandes surpresas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. James, realmente você mandou muito bem nesse seu texto de inauguração, conseguiu sintetizar a realidade da vida mundana e do relacionamento entre as pessoas em um ótimo título, "Baile de Mascara".

    ResponderExcluir
  3. Ólea Jovem, vc está de parabéns eim...com tudo que tem pra fazer ainda arrumar tempo pra escrever...só mesmo com uma mente que não dorme!
    O Baile de Máscaras é sensacional, vc realmente trouxe a idéia do que é viver hoje em dia!

    Parabéns Germens!

    Jão!

    ResponderExcluir