Flickr Photos

19 de outubro de 2010

Mitologias

Capa do Game Age of Mythology da Microsoft
Olá Amigos!

     Quem me conhece um pouco sabe que gosto muito de muitas coisas e que, dentre estas, está a Mitologia. Não digo somente das mitologias grega ou romana, que são as mais conhecidas, mas de todas as outras: egípcia, celta, nórdica, hindu, oriental, pré-colombiana, indígena, africana, etrusca...
O dicionário virtual Aulete apresenta como uma das acepções para mitologia o seguinte: Qualquer história fabulosa perpetuada pela tradição oral, protagonizada por entes mágicos ligados à natureza, que busca explicar alguns aspectos da condição humana.”.
Sendo assim, via de regra, toda mitologia é algo fantasioso e que é transmitido de geração em geração tentando explicar fenômenos naturais e psicossomáticos. Mas você, incrédulo leitor, pode se perguntar: mas quem acreditaria numas loucuras dessas? E eu te respondo: hoje não. Porém, à época em que eram difundidas essas estórias apenas por via oral, ou ainda no começo da era escrita, isso era a crença corrente.
Graças aos deuses (seja lá o seu qual for) pessoas inspiradas resolveram escrever isso tudo e esse material preciosíssimo chegou às nossas incrédulas mãos e nos utilizamos das mitologias em vários campos de atuação. Temos exemplos de nomenclaturas extraídas das mitologias e influências na medicina (priapismo, hidrocefalia, necropsia), na biologia (aracnídeos, clorofila), na psicologia (complexo de Édipo, Complexo de Electra), no marketing (marcas como Clio, Nike, Minerva, Brahma, Ka), nos games (Age of Mythology, Battle of Asgard, God of War, Kratos), nos quadrinhos (Thor, Aquaman, Arqueiro-Verde)   etc... Isso sem dizer nas inspirações de pintores, escultores, poetas, escritores e artistas num geral.
     A ilustração desse post é a capa do jogo Age of Mythology, que apresenta logo na capa três famosos: Anúbis (egípcia), Zeus (grega) e Thor (nórdica), da esquerda para a direita. Mas, enfim, vou aproveitar esse espaço para falar um pouco sobre esses seres maravilhosos que me fascinam e que tanto povoam nossa sociedade. No próximo post tem um dos deuses criadores mais conhecidos: Zeus. Abraços!

2 comentários:

  1. Grande Fabrício! Bom te ter de volta ao mundo virtual dos escritores! ;)

    Lembremos que toda a cultura greco-romana, por exmplo, foi constituída sobre as belas histórias que os aedos, inspirados pelas Musas, cantavam ao povo. Histórias ou realidade? Não sei... mas não é aí que está a beleza de tudo isso?

    Lindas narrativas passadas oralmente através de infindáveis gerações!

    Mitologia é, sem dúvida, algo apaixonante!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. James, belo tema! Mitologia é algo que aguça minha curiosidade desde pequeno e aqui será um ótimo lugar para desenvolvermos o assunto.

    Abraço

    ResponderExcluir