Flickr Photos

25 de outubro de 2010

A Revolução dos Bichos

Olá Amigos!
        Mais uma estréia de seção aqui no MND: Livros. A princípio pensei em “Livros e Autores”, pois tenho alguns autores preferidos e creio que estes possuem mais de uma obra que mereça ser discutida aqui. No entanto, repensei e, se há mais de uma, deve existir mais de um post por aqui também. Para iniciar, um bem conhecido: A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Houve até duas adaptações para filme: uma animação de 1955 e um filme com animais de 1999.
        Esse livro é muito interessante, pois parece que é uma estorinha para crianças, as capas sempre são meio infantis, o título também dá essa aparência e até a linguagem é simples. Porém, é aí que mora o perigo. Este livro foi escrito na 2ª Guerra Mundial e publicado em 1945 pelo selo da Secker and Warburg, um grupo de editores quase independentes que tinham uma “política anti-política” à época. Dessa forma, como na época da Ditadura tupiniquim, as coisas tinham de ser maquiadas, então por isso o subterfúgio dos animais.
        O básico do enredo é assim: numa fazenda no interior da Inglaterra, um velho porco idealiza o Animalismo (sátira ao Stalinismo) e canta o hino “Beasts of England”, que é uma sátira também ao hino de Stálin e a um hino inglês. Os animais tomam a fazenda e os porcos passam a “organiza-la” e toca-la como deveria ser, segundo os preceitos de igualdade do Animalismo. Eles criam as leis e as punições e, como em todo sistema político, a corrupção aparece. Nestes momentos de justificativas perante os seus “iguais” as respostas são incríveis, como ainda acontece hoje.
        Livro antigo com tema bem atual e que até hoje nos faz pensar nos moldes políticos mundiais... Mais um recomendado!
        Abraços!

Um comentário:

  1. Esse vc sabia que eu ia comentar... Quem te conhece e conversou com vc mais de duas vezes já deve ter ouvido falar deste livro... rs... Realmente interessante, e pode ser trazido para nossa realidade, seja no âmbito político ou até mesmo empresarial. Parabéns pela análise e comentários, vc sabe que sou fã!

    ResponderExcluir