Flickr Photos

15 de outubro de 2010

Tropa 2

Olá amigos!
            Neste fim de semana passado tive o prazer de assistir a um ótimo filme que, sinceramente, recomendo. Tropa de Elite 2 é daqueles filmes que você acompanha do começo ao fim e, por mais que o tempo passe, você não quer que acabe. As atuações são muito boas, os cenários são muito bons, o plot é ótimo e a mensagem também é muito boa.
            A tônica agora é outra, assim como o inimigo. Após um acontecimento em Bangu I, que foi “teoricamente” mal-sucedido, André Matias é expulso do BOPE e Nascimento se torna Subsecretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e resolve ferrar com o sistema mesmo. Nessa brincadeira é que ele descobre quem é, de fato, o inimigo.
Neste "Tropa de Elite 2", a produção de José Padilha se esforçou para que não vazasse versões do filme pelos camelôs, como aconteceu com o Tropa 1.  Eles guardaram cópias sem áudio num banco, sem vídeo em outro, sem cópias digitais (só em película mesmo), revistaram bolsas e proibiram celulares na pré-estréia, enfim, cercaram-se de cuidados para evitar o pior.
            Eu, particularmente, não me importo com cópias de blockbusters americanos que chegam aos camelôs simplesmente porque eles gastam milhões de dólares e ganham tantos outros no mundo todo. Uma pequena perda de receita no mercado brasileiro não fará muita diferença, se é que notarão. Hollywood é uma incrível indústria de sucessos (e fracassos também) e não parará. Agora, acho muito mal a pirataria de filmes nacionais porque todos eles, quando não são independentes, são feitos com apoio financeiro de patrocinadores, com apoio da ANCINE, de governos municipais, estaduais, federais e de tudo que estiver à mão. Para comprovar, basta notar a quantidade de logotipos que vemos nos cartazes e na introdução dos filmes nacionais.
            Em suma, filmes nacionais são custosos e não possuímos tanto dinheiro para produção. Dessa forma, cada filme daqui costuma ser muito bom, dada a relação custo X benefício. Se tivéssemos o “dinheiro sobrando” de Hollywood, acho que nossa indústria de cinema seria insuperável!
            Abraço e boa sessão!

Um comentário:

  1. Considerando os custos que tem com os filmes brasileiros, muitos até ultrapassam valores de filmes estrangeiros. Mas claro isso por causa do "Jeitinho Brasileiro de ser", todo mundo lucra 2X o que deveria! Mas enfim um otimo filme.

    ResponderExcluir