Flickr Photos

4 de outubro de 2010

Vota, Brasil...

Olás!

            Em época de eleição, todo mundo é politizado, acompanha os candidatos, sabe das propostas, certo? Então, também eu vou dar o meu pitaco.
            Passado o 1º e fatídico turno, deparamo-nos com uma situação incrível, pelo menos para mim: Tiririca (PR), o nobre palhaço, foi eleito com exatos 1.353.820 votos e carregou consigo Otoniel Lima (PRB), Vanderlei Siraque (PT) e o delegado Protógenes Queiroz (PC do B), graças à nossa legislação eleitoral. Ainda bem que outras figuras não entraram na festa, como Netinho, Kiko e Leandro do KLB, Marcelinho Carioca, Batoré, Vampeta, Simony, Tati Quebra Barraco, Mulher Melão, Mulher Pêra...
            Por mais que a política no Brasil seja tratada como brincadeira e não levada a sério por nós eleitores, é deveras absurda para mim essa situação de tantas pseudocelebridades tentarem a vida política. Tudo bem, os grandes figurões da política tupiniquim já deram o que tinha de dar (será que deram?) em seus cargos e carreiras, mas ainda assim...
            O grande problema na eleição do Tiririca (ou seria melhor chamar agora de Francisco Everardo de Oliveira Silva?) é que ele ganhou tantos votos por pura molecagem de seus eleitores. Alguns amigos me falaram que votaram nele em protesto contra a política suja do Brasil; outros disseram que iam anular, então votaram nele para zoar mesmo; ainda outros me falaram que votaram nele mesmo, que não estão nem aí, e que não precisam da política e muito menos de qualquer deputado, seja ele Tiririca, Mariquita ou Periquita.
            De resto, deu o óbvio: Alckmin governador, Dilma e Serra no 2º turno presidenciável. Pena que a Marina não seguiu para o segundo turno, acho que seria mais interessante... e você, o que acha disso tudo?
            Abraço!

3 comentários:

  1. Quem dera todos fossem politizados pelo menos na época das eleições, assim teríamos melhores escolhas de representantes, embora eu tenha sido meio desleixado nesta...
    O fato de muitas pseudocelebridades entrarem na política acaba sendo meio que lugar comum. Tradicionalmente, no Brasil, temos duas convicções de carreira: a artística e a política. Estes artistas falidos acabam "não tendo para onde fugir" e usam o resgate de sua imagem artística para angariar votos e tentar permanecer "por cima da carne seca".

    ResponderExcluir
  2. Na verdade tudo pode ser melhorado apenas mudando um ponto.... a obrigatoriedade do voto. Se a população não for obrigada a votar, na minha opinião, não existirão mais esses votos de protesto, mas sim votos conscientes.....e ai sim, finalmente dariamos o primeiro passo para alcançar a democracia plena.

    ResponderExcluir