Flickr Photos

9 de fevereiro de 2011

1984

Uma das capas do Livro
Olá Amigos!

        Sigo tentando manter alguma regularidade por aqui. E, dessa vez, vamos de Literatura. Você já leu o romance inglês de George Orwell chamado 1984?       
        A obra tem como foco principal mostrar os regimes totalitaristas mundiais e suas conseqüências. Num mundo totalmente diferente do que nos é conhecido,  Winston Smith consegue se manter fleumático nessa realidade distópica, trabalhando no Ministério da Verdade da Oceania. Este Ministério possui, entre outras funções, a pitoresca atribuição de "retificar" notícias. Eles alteram edições antigas do jornal The Times para que a "verdade" seja aquela que melhor convenha com os interesses do Grande Irmão, que tudo vê, e do IngSoc, modelo de governo adotado na Pista Nº 1 (Inglaterra).
Capa do DVD da versão de 1984
Outra função do Ministério da Verdade é criar a Novilíngua, uma nova língua que, quando finalizada, não haverá como se dizer algo contra o Partido. Duplipensar  é o principal verbete. Criação interessante também é a Teletela, espécie de TV bidirecional, em que o cidadão era obrigado a assistir e também era assistido. A alienação é tamanha que, quando desligada, a Teletela exibe a figura do Grande Irmão imóvel.
        Este tal Grande Irmão é o líder do Partido, que não tem nome por haver apenas um, não há oposição. Há cartazes por todo o país com a figura dele e os dizeres "Big Brother Is Watching You". Funciona no poder como Stalin. Ele luta veementemente contra Emmanuel Goldstein, opositor do Partido que se parece com Trotsky no modo de agir. Isso, é claro, se é que ele existe, ou existiu. Esse Emmanuel é exaltado diariamente por dois minutos todos os dias pelos cidadãos , que devem esgotar sua gama de palavrões e histeria contra a figura dele. Em seguida, para acalmar, adoram a figura do Grande Irmão.

Cartaz de divulgação do Musical
Winston é um pouco indiferente a tudo; concorda e discorda de muito, mas não age muito. Quando conhece Julia, que se torna sua amante, vivem aventuras incríveis para viver uma tentativa de realidade, um amor sincero, que escapa da guarda do Partido, já que amor e sexo são quase proibidos.
1984 é considerado um dos livros mais importantes da Literatura Mundial e foi até filmado por duas vezes, uma em 1956 e outra em 1984. Também foi adaptado para a ópera, estrelada no Royal Opera House em 2005. No Brasil recebeu uma versão musical, em 2007.
      Um dos meus livros favoritos, convida à reflexão suavemente e mostra de uma forma "light" como pode ser o mundo "hard" daqui a algum tempo.
          Abraços!

2 comentários:

  1. "Big Brother is watching you". Now, we watch Big Brother all around the world... Is it the end of the world?

    ResponderExcluir
  2. Meu livro favorito!
    É sublime.
    So em saber que inspirou V de vingança fica mais fantástico ainda!!

    "Guerra é paz. Liberdade é escravidao. Ignorância é força."

    Ja li A revolução dos bichos, outro clássico dele. Pretendo ler muito mais!! =)

    Otimo post!

    ResponderExcluir