Flickr Photos

18 de fevereiro de 2011

Odin

Olá Amigos!

        Volto hoje com um post de Mitologia, mas vamos sair do lugar comum e falar de Mitologia Nórdica, um pouco desconhecida, mas também muito interessante. Como na grega e na romana (e como na maioria das mitologias), também existe um deus superior, um manda-chuva e aqui ele é representado por Odin.
        Odin, filho de Borr e da gigante Bestla, tem dois irmãos: Vili e Ve. Casado com Frigga, eles têm três filhos: Baldur, Holdur e Hermod. Teve outros filhos fora do casamento, destacando-se o indomável Loki e o poderoso (e famoso) Thor.
        Este líder divino nórdico tem uma simbologia imensa ligada a ele. Geralmente é representado com um tapa olhos ou com um olho desfigurado, ao lado de dois corvos, dois lobos, em cima de um cavalo de oito patas e segurando uma lança. Mas, palma, palma, não priemos cânico! Explicarei cada uma delas.
        O lance do olho é por conta da sua "sede" por sabedoria. Odin já era um cara top, antes mesmo de ser deus, pois fazia parte de uma tropa de guerreiros-sacerdotes e usavam técnicas dos xamãs. Ele queria ser mais top e conhecer os mistérios mágicos. Ficou pendurado de ponta cabeça na Yggdrasil por 9 dias, sem comer ou beber. Quando já estava para despirocar, ele viu no chão alguns caracteres rúnicos e os recolheu. Mas isso não era o bastante, Odin queria mais. Quis beber da água da Fonte do Conhecimento, que pertencia ao gigante Mimir. Pagamento: um olho.
        Os corvos são Hugin e Munin, mas podemos chamá-los de Nelson Rubens e Leão Lobo. A função dos dois era rodar o mundo e, ao fim do dia, trazer as novidades a Odin, que agora já havia se tornado "O" deus. Os lobos são Geri e Freki, que só queriam saber de comer toda carne, inclusive humana, que aparecia por perto. O pocotó pernudo da figura acima é Sleipnir, um corcel lendário com 8 patas e que era a criatura mais veloz.  Levava Odin para qualquer lugar, terra, céu, espaço, Valhalla, Asgard, etc. Esse terá um post aqui em breve, pois sua origem é muito pitoresca. A lança era a Gungnir, oferta de anões ferreiros que, uma vez lançada, só parava no alvo.
        Tem muito mais para falar desse povo, que tem uma mitologia riquíssima, mas isso é assunto para outros posts.
        Abraço!

7 comentários:

  1. Nelson Rubens e Leão Lobo foi sensacional, mas se esse Sleipnir é o mais veloz e V8 então é um Mustang, e não um Corcel, que é condução de derrota...

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Thor O Poderoso, Thor O Bravo.
    Esmague os infieis no seu caminho.
    Pelo seu martelo não deixe ninguem ser salvo.
    Viva para morrer naquele dia final.
    Deuses, monstros e homens.
    Nós morreremos juntos no fim."
    Therion - Thor
    Uma das melhores bandas de Black Metal

    ResponderExcluir
  4. cuidado com oque vc diz...

    ResponderExcluir
  5. Poutz, sei que o post é velho, mas meu. Falar que a letra de música acima é do Therion, é um erro crasso.

    Essa musica é do Manowar!!!

    ResponderExcluir
  6. loki não e filho do odin isso é invenção da marvel

    ResponderExcluir
  7. e therion não é black metal

    ResponderExcluir