Flickr Photos

20 de junho de 2011

O Poderoso Chefão

Olá Amigos!

        Finalzinho de faculdade, menos correria, finalmente eu consegui voltar e atualizar o blog. Agradeço a todos pelos acessos e comments. E vamos de filme, aliás, filme mega clássico: O Poderoso Chefão, parte I.

Mario Puzo e sua Obra Prima

        Um dos filmes mais lembrados e cultuados por todo o planeta, é também um dos meus clássicos favoritos. As falas, as roupas, o cenário, o estilo de Don Corleone e sua “famiglia” são marcas incrivelmente exploradas em todo o mundo, em diversos segmentos. Mas, antes de falarmos de tudo que envolve o filme (assunto para ouro post), falemos do filme, em si.

        O plot da trama se baseia no livro homônimo de escritor americano (de origem obviamente italiana) Mario Puzo , publicado originalmente em 1969. Situado na Nova York pós 2ª Guerra Mundial, Don Corleone é uma mafioso influente, chefe de uma das “famiglias” dominantes. Apadrinhando várias pessoas, entre elas muitos artistas e celebridades, Don espera ajuda mútua em troca posteriormente. Isto acontece também entre os gângsteres e outras “famiglias” da cidade. Contudo, porém, ele não concorda com a estrada de narcóticos na cidade, pois acha que controlar o jogo, mulheres e proteção já é o suficiente. Essa era a vontade de outra família, rival à Corleone.

"I'm gonna make him an offer he can't refuse"

       Após mostrar resistência neste assunto, sua família começa a sofrer atentados. Ele, inclusive é baleado. É aí que Michael, filho caçula, militar e único não envolvido nos negócios da família, entra no jogo e vê a necessidade de garantir os negócios de seu pai e proteger sua família. E uma batalha de estratégia tem início em NY.

        Só assistindo para ter uma noção de como é ótimo! A película abocanhou o Oscar de Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Roteiro Adaptador e de Melhor Filme; ganhou em mais 05 categorias do Golden Globe; outra premiação no BAFTA (UK); outros prêmios na Itália e ainda o Grammy de Melhor Trilha Sonora , tudo em 1973, além de muitos outros.
        Eis a ficha resumida:


Nome Original
The Godfather
Ano de Lançamento
1972
Gênero
Drama (Clássico)
Direção
Francis Ford Coppola
Duração
02h51min.
Elenco
Marlon Brando (Don Vito Corleone), Al Pacino (Michael Corleone), Diane Keaton (Kay Adams), Richard S. Castellano (Peter Clemenza), Robert Duvall (Tom Hagen)

       
       Abraços!

8 comentários:

  1. Caraca!!! Esse filme é demais!
    A música do começo é show de bola!
    Algu´me sabe de quem é?

    ResponderExcluir
  2. O nome da música é "The Godfather Waltz" de Nino Rotta.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara, filme bom, com gde roteiro e trilha. É daquelas coisas que ficam marcadas para o sempre.

    ResponderExcluir
  4. Vixi... filmaço! A cena da cabeça do cavalo é incrível para a época e até hoje!

    ResponderExcluir
  5. Tem uma conversa aí que o Marlon Brando não era o principal cotado pro papel, que o estúdio não queria, mas quem o bancou foi o Coppola. Parece que ele nem foi receber o Oscar... mas o filme é fodástico!

    ResponderExcluir
  6. Nossa... com um Al Pacino meio novato e já foi show de bola... os caras são fod@!!!

    ResponderExcluir
  7. O maior filme ja feito na historia do cinema... e assistir os 3 filmes em um unico dia, pode ter certeza que não é perda de tempo.. recomendo 10 horas direto

    ResponderExcluir
  8. Esse poderoso chefão, o primeiro é o melhor filme ja feito. Marlon Brando foi um monstro, espetacular.

    ResponderExcluir