Flickr Photos

2 de dezembro de 2010

Zeus


Olá Amigos!
        Demorei um pouco para voltar, muitos trabalhos, provas, fim de semestre na faculdade, enfim, muitas cositas para resolver, mas cá estamos de volta. Como demorei a postar nessa série, vamos de Mitologia e, como prometido naquele post anterior, o primeiro personagem é o Todo Poderoso da Mitologia Grega: Zeus.

Descendência de Zeus. Pegador e fértil, não?

        O deus do céu, Zeus é a divindade mais importante para os gregos antigos, reinando supremo no monte Olimpo, morada dos deuses mais “nobres”, os chamados Deuses Olímpicos. Na Terra, ele provocava fenômenos como o trovão e a chuva e interferia na vida de quem bem entendesse, afinal, eram os gregos apenas pobres mortais. É geralmente associado a símbolos como a águia e ao raio.
        Tornou-se famoso não apenas por seu enorme poder, mas também por seu apetite sexual e suas várias amantes, além de ter se casado com a irmã Hera. É pai de vários heróis e heroínas da mitologia grega.
        Zeus é filho dos titãs Cronos e Réia e teve de combater seu pai pelo poder, concretizando a profecia da avó paterna, Gaia, de que um dos filhos de Cronos o destronaria. Por conta dessa estória da vovó, Cronos engoliu todos os filhos que nasceram. Réia, já injuriada com essa coisa de comer os filhos, enganou o maridão (dando pedras para ele engolir) com a ajuda da sogra e mandou o pequeno Zeus, sexto filho, para o cuidado das Ninfas e de seus curetes. Um dia ele voltou e deu início à Titanomaquia, batalha épica em que Zeus derrota Cronos (entre outros episódios como a derrota dos gigantes e dos outros titãs), obrigando-o a vomitar os outros filhos, que ainda estavam vivos em seu interior.
Zeus vencendo Cronos, seu pai, com um raio.
Curioso que alguns titãs (Oceanus, Tétis, Mnemosine, Prometeus e Têmis) arregaram e não foram pelejar com Cronos, ficaram de boa num canto. Esses foram lembrados pelo esquadrão olímpico e ganharam uma boquinha no novo governo do mundo.
Os líderes dessa batalha foram os Crônidas, ou seja, os filhos de Cronos. Eram eles: as meninas Héstia, Deméter e Hera, mais os meninos Hades, Posêidon e o menino Zeus. Ao fim dessa guerra, quando os deuses dividiram o universo, o caçula rebelde Zeus se tornou o senhor dos céus e da Terra, passou os mares para o irmão Posêidon e o reino dos mortos para outro mano, Hades.  

Oráculo de Dodona

                O mais famoso templo dedicado a Zeus foi o oráculo de Dodona, no Épiro, noroeste da Grécia. Em geral, as profecias do oráculo eram interpretadas a partir do som de uma nascente que minava das raízes de um carvalho sagrado ou, às vezes, do farfalhar de suas folhas.


10 comentários:

  1. Muito bom! As "tiradinhas" de humor e a ilustração estão fantásticas!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mas kratos vai dar um pau nele rsrs em god of war III rsrs, boa materia abraços.

    ResponderExcluir
  3. É engraçado para as pessoas a idéia de um deus grego descer na terra e engravidar uma mulher gerando um semideus como Hercules. E quando se trata do espirito santo engravidar Maria e gerar o semideus Jesus levar a coisa a sério. Eu me divirto muito com a mitologia hebraica rsrs.

    ResponderExcluir
  4. bem legal o posto adorei!!!!!!!!!!
    o vovô de cabelo branco parece até o apóstolo Pedro rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. o ser humano tem uma imaginação muito fertil quanto se trata de deuses, religião, etc. tudo por ñ saber ao certo de onde vem é para onde vai o cristianismo por exemplo: a crença q um zumbi judeu de 2000 anos, q era seu próprio pai nascido duma mulher casada q nunca fez sexo, pode fazer-te viver para sempre se vc simbolicamente comer sua carne(um pedaço de pão) e beber seu sangue(um copo de vinho), e telepaticamente lhe disser q o aceita como seu mestre para q ele remova uma maldição q ele mesmo colocou em ti pq uma mulher feita da costela de um homem q foi feito de barro, foi convencida por uma cobra falante a comer uma fruta mágica proibida.
    FALA SÉRIO...........................

    ResponderExcluir
  6. Você ja leu a Iliada de Homero, aquele livro que conta a historia da mitologia e a historia de Aquiles tbm? é um pouco diferente do post. Mas blz..

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, há várias vertentes das estórias mitológicas: A Ilíada, A Odisséia, A Eneida, A Teogonia de Hesíodo, poemas de Homero e outros... mas qual é a "verdadeira"? Vai saber...

    ResponderExcluir
  8. Tem uns retardados aí que nao perdem tempo pra trollar nos comentarios e falar coisas que não tem nada a ver com o post (mitologia grega)...

    CALEM A BOCA TROLLS RANCOROSOS

    ResponderExcluir
  9. Olá Fabrício!

    Estou dando uma dica para os blogueiros. O site http://www.xpk.com.br está divulgando os posts de nossos blogs. Basta enviar um resumo dos posts para o site, que ele coloca na página inicial (caso o post for interessante) com link para nossos blogs e com isso recebemos muitas visitas! Vale a pena mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu amooo história e mitologias, não sei que me deu agora estou dando uma de tiete por isso, super interessada, em tudo do passado, mas sem esquecer do presente, muito menis do futuro, como eu sempre digo tudo tem fundamento!!!

    ResponderExcluir