Flickr Photos

24 de junho de 2011

Poseidon


Poseidon demonstrando sua fúria

Olá Amigos!

        Vamos falar hoje de Mitologia e, atendendo aos pedidos de alguns amigos, vamos a um irmão de Zeus muito conhecido: Poseidon.
        Poderoso deus responsável pelo reino das águas, Poseidon possuía um palácio no fundo do mar Egeu (que banha parte da Grécia), mas podia dar as caras em qualquer poça d’água que bem entendesse, afinal, ele é o deus das águas. Após nascido, ele foi devorado pelo pai, Chronos, assim como os outros irmãos, até que seu irmão caçula, Zeus, libertou-os. Geralmente é representado como um homem de barba e cabelos brancos e com um tridente, com o qual provocava maremotos e fazia brotar água do solo em que o batia. É recorrente também a figura do cavalo, animal atribuído a ele talvez pela sua descendência.

Mosaico de Anfitrite e Poseidon,
no Museu do Louvre

        Mantendo a tradição da família, Poseidon era casado e também dava suas escapulidas. Sua esposa era Anfitrite, uma das Nereidas. Com ela, teve apenas um filho: Tritão. E ele não tinha muito critério com o sexo oposto não... vacilou, o tridente pega! Poseidon “fisgou” górgonas, ninfas, humanas, dríades e, a exemplo de Zeus, até a irmã! Este seja, talvez, um dos mais famosos casos dele. Deméter não o queria e, para evita-lo, ela se transformou numa égua e misturou-se a um bando de cavalos. Pois o cara descobriu, transformou-se num garanhão e copulou com a égua deusa, brotando deste enlace Árion, um cavalo esplêndido. Poseidon é ainda pai do ciclope Polífemo (que Ulisses cegou na Odisséia) e do herói Teseu.

A bela Medusa, segundo alguns...
        Outro filho equino de Poseidon é o famoso Pégasus, que é filho dele com a Medusa, aquela das cobrinhas na cabeça. Essa fita foi incrível! Medusa era uma das mais belas sacerdotisas do templo de Atena, eterna rival de Poseidon. Certa vez, a indefesa moça cedeu às investidas do furioso deus dos mares e o lance rolou dentro do templo mesmo. Atena, a deusa virgem, enlouquecida pelo ato dentro de “sua casa” transformou Medusa num monstro com cabelos de serpente, que petrificaria todos que olhassem para ela. Estava Medusa grávida de “gêmeos” quando foi decapitada por Perseu e, ao pingar seu sangue nasceram o cavalo alado e o gigante dourado Crisaor. 
Ruínas do Templo de Poseidon

    Há, ainda hoje, as ruínas do Templo de Poseidon na Grécia, às margens do Mar Egeu, numa cidade chamada Sounion que fica a 01 hora de Atenas. Dizem que o pôr do sol por lá é um espetáculo fascinante. A foto ao lado não permite outra interpretação, certo?
        Abraços!

3 comentários:

  1. Vixi... Poseidon tem uma fama de impulsivo e não era á toa... ficou no meio da água... Zeus era um aproveitador!

    ResponderExcluir
  2. Nem imaginava que a Medusa fosse gostosa... sempre a imaginei mó jabiraca!

    ResponderExcluir
  3. E ele é pai do Percy Jackson!

    ResponderExcluir