Flickr Photos

18 de agosto de 2011

Mitologia, Lenda ou Folclore?

Caduti dei Giganti - Giulio Romano
Afresco no Pallazo del Té
Olá Amigos!

        Estava conversando com um amigo outro dia sobre mitologias mundiais, suas semelhanças e contradições entre as diferentes culturas e nações, e blá blá blá, quando entramos numa duvida: qual a diferença entre Mitologia, Folclore, Lenda e afins? Com base nessa pesquisa, saiu esse post. Tentarei explicar de forma simples a diferença, ok?


        Primeiro, a mais famosa: Mitologia. De acordo com o iDicionário Aulete, essa pode ser definida por “História fabulosa de deuses, semi-deuses, heróis e vilões lendários; qualquer história fabulosa perpetuada pela tradição oral, protagonizada por entes mágicos ligados à natureza, que busca explicar alguns aspectos da condição humana.” Ou seja, se envolver explicação de coisas ligadas à natureza e realizadas por seres incríveis, desde que associada a algum povo/nação, isto se torna Mitologia. Personifica-se e explica-se nas mitologias mundiais a criação e destruição do mundo, os fenômenos naturais, a fertilidade (ou falta dela), o amor, a guerra, o mundo subterrâneo e diversos outros aspectos.


       
Se pá, ele nem era tudo isso...

     E as lendas? Segundo o mesmo compêndio lexicográfico são “histórias fantasiosas de personagens, como santos ou heróis, ou ainda seres sobrenaturais, que fazem parte da tradição oral de um povo; ações praticadas por estes e que adquirem feição fantástica, graças à interpretação popular.” Aqui passa a impressão de uma leve existência, certo? Tipo, os fatos são exagerados, mas os personagens podem ser reais. Tipo um Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, mais ou menos. Sabe-se que o rei existiu, os cavaleiros também; mas provavelmente ele não tenha sido tudo isso que se conhece hoje. Também é improvável uma mesa tão grande, para tantos cavaleiros!


        At last, but not least, o folclore: “Conjunto de
manifestações da cultura popular e das tradições de um povo: músicas, danças, lendas e crenças fazem parte do folclore de uma nação.” Aqui, além das histórias, entram também as danças, as músicas e muito mais. Envolvem-se também os costumes e as festas populares como o Festival do Boi Bumbá, de Parintins. Ainda, de acordo com a UNESCO, este fato deve possuir tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade e aceitação coletiva. Bacana lembrar que a palavra é de origem inglesa: folk (povo)+lore (saber).
        Enfim, acho que é isso. E aí, agora ficou fácil?
        Abraços!

6 comentários:

  1. Sempre achei que era tudo a mesma coisa... mas rola uma diferença booa rsrs

    ResponderExcluir
  2. É, às vezes confunde mesmo ;) legal o post!

    ResponderExcluir
  3. As lendas são incríveis... muitos personagens históricos estão ligados a ela: Napoleão, Cleópatra, Dom Pedro(s), Pelé e muito mais kkkk

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, meu caro! Vale ressaltar que as mitologias têm na religião boa parte da sua base, do seu ser.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Se "NÃO" há existência para "mito", como considerar Ayrton Senna um mito? 
    Só pra aguçar mais o texto. Kkk


    Pequene correção*

    ResponderExcluir